12 de março de 2013

Seca na Bahia impede trabalho de agricultores e pecuaristas

Wllyssys Wolfgang | Salitre (BA)

Foto: Sirli Freitas / Agencia RBS
Município de Salitre está sem produção e
geração de renda devido à seca

Produtores do sertão da Bahia continuam sofrendo com a falta de água. A incidência de chuva é insuficiente desde o ano passado, e a situação já causou inúmeros conflitos com mortes entres os agricultores. Moradores da região encontram as cisternas comunitárias vazias e não conseguem dar água para os animais, o que afeta diretamente a agricultura e a pecuária local.

Em Salitre, a pouca água que existe no rio, que fica a cerca de vinte quilômetros do município, não atende mais a necessidade dos produtores. A situação tem se agravado nos últimos trinta anos. Cisternas foram construídas, mas não choveu o suficiente para enchê-las. Não há produção nem geração de renda no local. De dois em dois meses, caminhões pipa precisam viajar à cidade para auxiliar os produtores.

Diante da situação de estiagem no Nordeste, a presidente Dilma Rousseff afirmou nesta terça, dia 12, que o governo federal está formulando um programa para recompor as perdas de rebanhos de pequenos produtores rurais e preparar a região para enfrentar as próximas secas.

– É um programa de retomada para quando a seca passar, porque não basta chover. A gente vai ter que recuperar o rebanho. O governo federal está atento a isso – destacou.

CANAL RURAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário