16 de março de 2013

Mancha ferruginosa (Cylindrosporium mori) em folha de amora

Cylindrosporium mori em folha de amora.
Mancha ferruginosa é uma doença encontrada na cultura da amora e pode causar dados econômicos na mesma, o fungo é o Cylindrosporium mori, conhecido por ter pequenas manchas marrom-avermelhadas com bordas mais claras, nas folhas. Sua incidência causa queda nas folhas e reduz o valor nutritivo dos frutos.



Sintomas

Mancha de aproximadamente 2mm de diâmetro com centro esporulativo (sinais) do fungo na face abaxial da folha. Ocorrem também manchas e sinas na face adaxial; lesões marrom-escuras, algumas com estruturas rosas ou brancas (sinais) no centro, indicando frutificação do fungo, agente causal.

Controle

A melhor estratégia de controle de doenças está na prevenção, evitando a sua introdução em uma área com histórico de problemas. Como a cultura da amoreira ainda é pouco difundida no Brasil, o trabalho de prevenção de doenças se torna mais fácil. 
Uma vez feita a identificação, foram feitas propostas de controle, baseadas em informações de outras culturas que apresentem problemas similares ou iguais, determinando a melhor estratégia de manejo para a redução dos danos provocado pela doença.

Consulta: http://fitopatologia1.blogspot.com.br/2010/05/mancha-foliar-causada-por.html


Um comentário: