26 de fevereiro de 2013

Fundo preto do tomate



Olá internautas,

Recebi no e-mail de contato essa fotografia.  Um tomateiro, aparentemente em bom estado vegetativo apresentando   frutos. E a internauta, que mandou essa imagem, disse que começou aparecer alguns frutos com aspecto de podre. E agora ela quer saber, que doença se trata e qual o tratamento?

Bem, essa mancha é conhecida como fundo preto. É causada pela deficiência de cálcio, o que torna a casca do fruto menos resistente na parte inferior - a zona de crescimento - e mais suscetível a doenças. A falta de cálcio é provocada pelo desenvolvimento radicular restrito a cerca de 20 centímetros da camada superficial. Isso ocorre quando há compactação abaixo da camada do solo, devido ao pequeno volume de terra explorado pelas raízes, ou quando o terreno é mais quente na superfície.  A aplicação adequada de corretivos, fertilizantes e com a adoção de um manejo eficiente da irrigação, evita que a planta sofra estresse hídrico, principalmente nas fases de florescimento e crescimento dos frutos.

E além disso, podemos perceber na imagem, que o tomate está plantado com outras plantas num mesmo vaso. O ideal é que o tomateiro estivesse num vaso  individual ou respeitando um espaçamento mínimo de 50 cm entre plantas, evitando assim a competição por nutrientes com outras plantas.

Dúvidas: agrofficeblog@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário