26 de fevereiro de 2013

Caatinga e Plantas Forrageiras


Caatinga representa o bioma importante para o gado na região do semiárido brasileiro. Formada principalmente por arbustos e pequenas árvores. Os espinhos geralmente apresentam folhas caducas e de abscisão no início da seca. Os componentes adicionais da composição botânica no bioma incluem famílias de herbáceas formadas por gramíneas e leguminosas com ciclo anual.
A informação quantitativa da vegetação de caatinga é escassa na literatura, principalmente para o estrato herbáceo. Aspectos metodológicos são escassos, como a falta de padronização entre as avaliações para comparações sobre potencial forrageiro de espécies. Em relação ao valor nutritivo da forragem,
é necessário estudar a disponibilidade de nitrogênio para ruminantes em plantas da caatinga, já que grande parte do elemento pode se ligar aos componentes de fibras.
Manipulação da vegetação de caatinga é uma alternativa para mudar a quantidade e qualidade da forragem para animais de pasto, afetando seu desempenho como resultado. Estudos medição da variabilidade qualitativa e quantitativa dos recursos forrageiros nativos da caatinga são obrigatórios, a fim de melhorar a gestão alimentação de animais, com o objetivo final de criar produção animal sustentável, com base na vegetação de caatinga.

Valor Nutritivo: Forrageiras na Caatinga

A qualidade da forragem está determinada pelo valor nutritivo, o qual é determinado pela composição química, ingestão e digestão. Teor de proteína (CP) tem sido considerado como parâmetro importante para a avaliação do valor nutritivo de forragem. Outros fatores, casos dos componentes secundários e da parede celular de forragens, por exemplo, podem restringir o consumo.
A maioria dos estudos sobre a forragem de caatinga encontrada na literatura refere-se à composição química das espécies. A correta avaliação da composição química da digestão é o primeiro passo para a avaliação nutricional desses alimentos volumosos.
Por outro lado, os alimentos volumosos normalmente são avaliados quando usados como ingredientes da dieta dos animais criados em confinamento ou pastagem. No entanto, nestes casos, o conhecimento específico sobre o potencial nutritivo do material determinado pode ser mal interpretado em consequência do efeito associativo.
Fonte: http://meioambiente.culturamix.com/gestao-ambiental/planta-forrageira-e-caatinga-do-brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário