12 de março de 2013

EPAMIG realiza quatro minicursos no 17º Simpósio de Cafeicultura em Manhuaçu

Nesta edição, os pesquisadores da Unidade Regional da Zona da Mata vão apresentar quatro minicursos e, no estande, a EPAMIG vai atender ao público para difundir os resultados dos projetos de pesquisa sobre cafeicultura e as publicações mais recentes sobre o tema.

Considerado um dos mais importantes da Zona da Mata, o simpósio pretende reunir cerca de dois mil produtores de café e as principais lideranças do setor para debater ações que garantam produtividade e mercado para a cafeicultura na região de montanha. A realização é da Associação Comercial, Industrial e Agronegócios de Manhuaçu (ACIAM), com o objetivo de difundir conhecimento e promover troca de experiências no setor cafeeiro. 

A EPAMIG será responsável por quatro minicursos. No dia 20, às 14h, o pesquisador Sammy Fernandes Soares (EPAMIG/Embrapa Café) vai apresentar o tema “Reutilização e aproveitamento da água residuária do café”. A partir de 17h, o pesquisador Williams Ferreira (EPAMIG/Embrapa Café) vai tratar sobre “Clima e cafeicultura”. Na quinta-feira, 21, o tema “Uso e tipos de secadores mecânicos para obtenção de café de qualidade” será apresentado a partir das 11h pelo pesquisador Sérgio Donzeles; e, às 15h30, o pesquisador Marcelo de Freitas Ribeiro vai apresentar o tema "Boas práticas agrícolas para café de montanha". As inscrições poderão ser efetuadas nos dias do evento, no estande da ACIAM. 

Valorização do café das matas de Minas 

Com foco no mercado, na comercialização e na valorização do café, as atividades desta edição do Simpósio sobre Cafeicultura de Montanha vão discutir medidas que possam contribuir para a exportação do café das matas de Minas. A intenção dos organizadores é tornar o simpósio internacional, com a presença de torrefadoras, produtores e pesquisadores de outras partes do mundo. A programação completa está no site 

Nenhum comentário:

Postar um comentário