24 de fevereiro de 2013

Mercado de trabalho para um Agrônomo


Quem se forma em Agronomia não deve encontrar dificuldade para se empregar nos próximos anos."O mercado voltou a crescer depois da crise de 2008", diz Claudio Purissimo, coordenador do curso de Agronomia da UEPG, no Paraná. De fato, em 2010, o agronegócio brasileiro apresentou superávit comercial recorde, com o saldo da balança comercial positivo em 63 bilhões de dólares, de acordo com o Ministério da Agricultura. E a produção de grãos deve aumentar 23% na próxima década. Essa grande fase abre perspectivas para esse profissional, especialmente em empresas de semente e agroquímicos, como Monsanto, Bunge e Cargill. Empresas de pecuária também absorvem o profissional, para atuar na produção, no manejo e na recuperação de pastagens. 
Com a expansão do setor agrícola no Centro-Oeste, no Nordeste e no Norte, pode haver oportunidades para pesquisa, em especial em companhias estatais. No interior de São Paulo, destaca-se o trabalho com hortaliças. Já a intensificação do comércio internacional aumenta a demanda na área de gestão. Na indústria de equipamentos e produtos agropecuários, há procura pelo profissional, para atividades de venda e orientação técnica ao produtor rural, principalmente nas regiões mais avançadas em tecnologia agrícola, de estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Paraná e Rio Grande do Sul. Outro tradicional empregador, o setor sucroalcooleiro, também vem crescendo. A necessidade de mão de obra especializada nessa área é maior no interior de São Paulo e nos estados do Centro-Oeste. O egresso que se decidir a fazer pós-graduação tem oportunidades em institutos de pesquisa, em pesquisa de inovação dentro de empresas e para dar aulas em universidade.  


Segundo dados do Confea o salário inicial de um Eng. Agrônomo é de R$ 3.270,00 (6 horas diárias), mas sabemos que para alcançar esse digno salário que merecemos, devemos estudar e se dedicarmos muito, pois quem ganha esse salário hoje em dia são os melhores e por isso, os mais procurados do mercado. 

Fonte:
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/meio-ambiente-ciencias-agrarias/agronomia-683987.shtml

Nenhum comentário:

Postar um comentário