11 de abril de 2013

Seagri e Embrapa lançam Simpósio de Café na UESB

Sâmia Louise

Foto: Google Imagens
A 8ª edição do Simpósio de Pesquisa Café do Brasil já tem data e local marcados. A Uesb, campus de Vitória da Conquista, será sede do evento este ano, que acontece entre os dias 16 e 19 de setembro. Na manhã desta quinta, 11, um encontro entre representantes da Universidade, da Secretaria de Agricultura do Estado da Bahia (Seagri), e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) marcou o lançamento do evento.

O Simpósio irá reunir os resultados de pesquisas mais recentes na área da cafeicultura. Ao apresentar as novas tecnologias para a região, será possível dar condições para que os produtores melhorem não apenas a sua produtividade, como também a qualidade do seu produto. Nesse sentido, o reitor da Universidade, professor Paulo Roberto Pinto Santos, reforça a possibilidade de melhorar a renda e a qualidade de vida daqueles que atuam na cadeia produtiva do café no sudoeste baiano. “Dessa forma, tenho certeza que será um ganho para a nossa Instituição, para a região e para o estado da Bahia, esse evento acontecendo aqui na nossa sede da Uesb em Vitória da Conquista”, conclui. 

Cerca de mil pessoas são esperadas para o Simpósio, que neste ano terá como tema “Sustentabilidade e Inclusão Social”. Pessoas dos mais diversos segmentos relacionados à cafeicultura são esperadas para compor as discussões. “Agora, a população de Vitoria da Conquista, os estudantes da Uesb, os agricultores da região, os técnicos e os cafeicultores vão ter a oportunidade discutir aqui as últimas tecnologias de ponta, o café e a saúde, e a própria política cafeeira. É um momento marcante”, avalia o secretário de agricultura do Estado da Bahia, Eduardo Salles.

O evento é coordenado pela Embrapa Café, por meio do Consórcio Pesquisa Café, que congrega 45 instituições de pesquisa do café em todo o Brasil. “A cada dois anos, a gente realiza esse Simpósio para promover a troca de conhecimentos, experiências, enfim, para rever e atualizar o estado dessa área e sinalizar novas pesquisas”, explica o Gerente de Tecnologia da Embrapa Café, Lucas Tadeu Ferreira. O Gerente Geral da instituição completa reiterando a importância do evento: “É fundamental pra gente trazer o que já foi feito, o que pode ser ajustado e adaptado para as condições da Região Sudoeste da Bahia. E que assim nós possamos dar um alento a esses produtores, que vêm sofrendo tanto com a seca.”

Fonte: UESB

Nenhum comentário:

Postar um comentário